Aqui fica a tradução da entrevista do site ucraniano: http://football.ua/ukraine/news/220897.html
Pedimos ao Vitalii que nos falasse sobre a sua carreira, bem como as impressões do futebol cipriota.
Ao prepararmos para esta entrevista, estivemos procurando por ti nas bases de dados da Federação de Futebol da Ucrânia, mas não encontramos nada. Quer dizer que tu passas-te toda a tua carreira em Portugal e nunca jogas-te em “casa”?
– É verdade, oficialmente nunca joguei por nenhuma equipa ucraniana, apenas joguei futsal durante 2 anos e só quando vim para Portugal comecei a jogar futebol, começando assim a minha carreira.
– Eu nasci na cidade Kherson, estive lá apenas 8 anos até ao momento de vir para Portugal. A minha vinda para Portugal deveu-se aos meus pais, que decidiram vir morar para este país. O meu primeiro clube e onde comecei a jogar futebol oficialmente foi o G.D. Gafanha, na altura não era um clube “grande” mas ensinou-me bastante e ajudou-me imenso.
Nos sabemos que tu passas-te duas temporadas no F.C.Porto. Quem foram os teus treinadores lá? Tiveste que ser apanha bolas nos jogos do Porto, como muitas vezes é feito em jovens jogadores de clubes ucranianos?
E qual é a equipa portuguesa que tu mais apoias?
– Apoio claramente o Futebol Clube do Porto, não apenas porque joguei lá mas também porque é um dos melhores clubes de Portugal e Europa.
De acordo com a tua posição que é extremo esquerdo, mas trabalhas com o pé direito. Assim como Cristiano Ronaldo. Não estamos enganados ao supor que ele é o teu jogador favorito?
-Não é apenas na esquerda! Gosto de jogar em ambos os lados e apesar de ser destro prefiro jogar do lado esquerdo.
Sim estão a supor bem, desde que cheguei a Portugal gostei muito de vê-lo jogar e sem dúvida é um ídolo para mim.
No Campeonato Português talvez haja outros jogadores de origem ucraniana. Alguma vez tu te encontras-te com algum ou jogas-te contra ou na mesma equipa que eles?
– Na verdade não conheço muitos jogadores ucranianos em Portugal mas acho que me cruzei com poucos durante estes anos em que estive em Portugal.
Este ano estas no Chipre. Como surgiu esta opção para continuar? Quem lhe sugeriu este campeonato?
– A minha vinda para o Chipre deveu-se a diversos factores um deles foi ter apostado na última equipa que joguei em Portugal (União Nogueirense Futebol Clube) e aí tive maior visibilidade e com a ajuda do meu agente (Sérgio Leite) tive a oportunidade de vir jogar para aqui. Para mim, sendo jovem é bastante interessante.
Como é a equipa do Doxa? Quais os objectivos que tu e a tua equipa têm para esta temporada?
– Tenho muitos objectivos para esta época, quer colectivos quer individuais mas sendo o meu primeiro ano de sénior, um dos maiores objectivos é integrar bem na equipa para poder ganhar o meu lugar.
Como é para ti o futebol no Chipre? O que você acha sobre este campeonato?
– É um futebol diferente em comparação a Portugal, aqui um dos pontos que sobressai é o físico mas não deixa de haver qualidade, porque tem imensos jogadores com enorme talento.
– Exato, nunca se sabe o que pode acontecer futuramente, tem algumas clubes em que eu gostaria de jogar, como por exemplo o Dynamo Kyiv, Shakhtar Donetsk, Metalist ou Dnipro. Estes clubes são conhecidos em Chipre e em Portugal.
Referencia do observador Football.ua:
Vitali Doroshenko nasceu 12 dezembro de 1994 em Kherson.
Extremo direito ou esquerdo. 1,76 cm, peso – 68 kg.
Na Ucrânia, jogou futsal, o futebol começou a jogar quando se mudou para Portugal.
Em 2005-2007, jogou no G.D.Gafanha e 2007-2009 jogou num dos grandes clubes portugueses – F.C. Porto.
Em 2009-2012, jogou no C.D.Candal, e passou a última temporada no União Nogueirense F.C.
Desde 2013 é jogador do campeonato cipriota do clube Doxa Katokopias F.C. A sua equipa está em 7ºlugar entre 14 participantes do campeonato do Chipre, um ucraniano constantemente convocado e à espera da sua estreia.
Doroshenko é um cliente da empresa que coopera com os bem conhecidos jogadores do passado, como Jorge Costa e Pedro Emanuel.
É fã do Futebol Clube do Porto, e o seu jogador favorito é Cristiano Ronaldo.
Comments are closed.